Ligue: 31 3428-2458

Como abrir uma empresa: O guia completo!

mar 08
Como abrir uma empresa: O guia completo!

Como abrir uma empresa: O guia completo!

Categorias: Abertura de empresa

Pois é pessoal, você que tem aquele sonho de abrir seu próprio negócio, mas não sabe como abrir uma empresa. Esse artigo foi feito pra você. Aqui vamos fazer uma breve abordagem do que você precisa para que sua empresa aconteça e tenha sucesso no mercado. Vamos lá.

Análise de Mercado

Toda empresa para começar deve ter sua analise de mercado justamente para conhece-lo e não ser surpreendida. Dentro de sua avaliação, não é necessário que ela seja feita muito a fundo, em alguns casos basta apenas uma avaliação simples, ainda que informalmente, o importante é não deixar de fazê-la.

Feito sua pesquisa, e com os resultados favoráveis, ótimo! As chances de seu negócio se tornar promissor são as melhores, e o primeiro passo foi muito bem dado.

Você é um empreendedor?

Segundo o site do Sebrae, podemos entender como empreendedor “aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação”. Segundo essa afirmação você está prestes a se tornar um empreendedor, basta agora apenas colocar sua ideia em prática. É nessa hora que surge aquela dúvida, “putz”, como começar a colocar minha ideia em prática? Não se preocupe, é exatamente por isso que esse artigo foi escrito, pois praticamente todo empreendedor se depara com esta questão. Veremos abaixo como é tranquilo.

Plano de negócios

O plano de negócio é a principal ferramenta para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Conhecer as particularidades do seu negócio é fundamental para que a empresa cresça saudável. O plano te dará informações detalhadas sobre o ramo de atividade, produtos e serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes e fornecedores, além de apontar os pontos fortes e fracos do negócio. No site do Sebrae, link, você pode baixar todo o conteúdo que você precisa para elaborar seu Plano de Negócio.

Como abrir uma empresa

Agora chega de enrolação, vamos ao que você precisa para abrir sua empresa. Os procedimentos são simples e o prazo de abertura de uma empresa normalmente varia entre 10 a 30 dias. Esse prazo pode aumentar dependendo do ramo de atividade e do município em que a empresa é aberta, se esse for o caso exigirá um tanto de sua paciência. Mas não se preocupe um bom Contador consegue resolver tudo pra você.

1 – Encontre um contador de sua confiança

Um bom contador vai auxiliá-lo em todos os momentos. Levantar a documentação para a abertura do seu negócio fica bem mais fácil com alguém preparado e que já possui os costumes de cada órgão competente. Também, depois de finalizado o processo de abertura o Contador fica a cargo de fazer escolhas fundamentais para empresa como, qual será o melhor sistema tributário, a certificação digital para a empresa, a montagem de um cronograma de pagamentos, etc.

2 – Documentação básica necessária

Para começar toda documentação pode ser providenciada em Xerox simples, pois estes servirão apenas para consulta no ato de preenchimento da solicitação, posteriormente falaremos do que precisará ser autenticado em cartório.

  • Guia de IPTU do endereço da empresa;
  • Carteira de identidade dos sócios;
  • CPF dos sócios;
  • Comprovante de endereço dos sócios;
  • Certidão de casamento dos sócios (se for o caso).

3 – Escolha o nome e o endereço da sua empresa

No ato de suas escolhas, você deve avaliar se o nome escolhido pode ser adotado, ou seja, você deve pesquisar a viabilidade do nome na Junta Comercial clicando [aqui]. Se tratando de uma empresa de Belo Horizonte, nesse mesmo endereço é possível realizar sua consulta de endereço, caso não seja, o próximo passo é comparecer no endereço da Administração Regional onde ficará a sede do seu negócio. Essa consulta se faz necessária para verificar se o endereço permite a realização de atividade econômica. Não é preciso apreensão nessa parte, caso você ache complicado, é só passar os dados para seu Contador e ele faz isso pra você com maior prazer.

4 – Cadastro Sincronizado e registro na Junta Comercial

A partir daqui, o seu contador irá providenciar alguns tramites rotineiros na abertura de uma empresa. Um deles e o mais importante é o Cadastro Sincronizado. O Cadastro Sincronizado representa a integração dos procedimentos cadastrais relativos às Pessoas Jurídicas e demais entidades no âmbito das Administrações Tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e dos demais órgãos e entidades que participem do processo de formalização e legalização de empresas. Nele, será gerado o documento fundador da sua empresa (Contrato Social). Sua elaboração conterá informações como objetivo social, ramo de atividade, formação do capital social, entre outros.

Caso tudo esteja em ordem, serão geradas as documentações a serem assinadas e faltará apenas proceder ao arquivamento na Junta Comercial. Para isso, serão necessários os seguintes documentos:

  • Cópias autenticadas do RG e do CPF dos sócios;
  • Pagamento das taxas de abertura através de DARF

5 – Empresa registrada

Após entregar toda a documentação necessária e o processo ser aprovado, estamos quase lá. Através do Cadastro, serão gerados todas as inscrições da empresa e seus contratos, ou seja, CNPJ, Inscrição Municipal, Inscrição Estadual, Contrato Social e o Termo de Enquadramento de Porte, tudo prontinho.

6 – Agora é a vez do seu alvará!

Com o CNPJ em mãos, você precisará ir até a Prefeitura (ou administração regional) da sua cidade para adquirir o alvará de funcionamento. Os documentos necessários são:

  • Formulário próprio da Prefeitura;
  • Consulta prévia de endereço aprovada;
  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia do contrato social;
  • Laudo dos órgãos de vistoria (se for o caso).

Na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para algumas atividades o alvará pode ser emitido pela internet, sem a necessidade de ir à administração da PBH. O que caracteriza essa possibilidade é uma lista de atividades de baixo risco que a prefeitura disponibiliza. A sua consulta prévia já prevê se seu alvará será emitido de imediato ou não, sendo assim, bem no iniciozinho do processo você já pode ir providenciando o que for necessário, pois mesmo aberta sem o alvará sua empresa não pode funcionar.

7 –  Autorização para emitir notas fiscais

Isso pode ser feito na Prefeitura onde a empresa está localizada, caso sua empresa preste serviços, ou na Secretaria Estadual da Fazenda, caso seja um comércio ou uma indústria. E pronto!

Cuide para que a sua empresa cresça

O marketing não pode ficar de fora

É comum que empresários, ao implantarem um novo negócio, não deem tanta atenção a questões como o desenvolvimento e divulgação, recorrendo a soluções mais imediatas para isso.

Você deve manter a mente sempre aberta e investir nas oportunidades. A forma como sua empresa se apresenta ao mercado é fundamental. Para isso uma boa gestão de Marketing é o ideal.

Planejamento financeiro: o melhor remédio contra sustos

Sinônimo de sucesso são frutos de um planejamento sólido e bem estruturado. E o momento de abrir uma empresa não é diferente. Estar com as finanças em dia, bem controladas, evita sustos e garante o melhor andamento dos processos.

Conclusão

Abrir uma empresa é um processo bem simples e está cada vez mais fácil, porém é preciso responsabilidade, pois irresponsabilidade e/ou falta de orientação adequada pode contribuir, e muito, para o insucesso do seu negócio.

Por isso, não deixe de ter a devida orientação. Faça os investimentos necessários, tenha uma boa assessoria contábil e compromisso com a sua gestão. Aqui na Fa Contábil costumamos dizes que abrir uma empresa é tão fácil quanto levá-la à falência.

Obrigado e até o próximo artigo.

 

Share Button